Nossas Redes Sociais

Publicidade

Jennifer Lopez Brasil
ESPECIAL: O cheiro do sucesso – Como JLo criou o maior império no mundo da perfumaria
2 anos atrás | Por WELLYVER
ESPECIAL Perfume

Em 1998, quando Lopez anunciou o lançamento de sua primeira fragrância, o futuro deste mercado parecia incerto, mas quando ela, no auge de sua popularidade em 2002 finalmente teve a oportunidade de lançar “Glow”, ela causou um impacto jamais visto no mundo da perfumaria que seria seguido por todas as grandes estrelas do entretenimento.

Antes de JLo, algumas artistas haviam se aventurado no mundo das fragrâncias, dentre elas a bem sucedida Elizabeth Taylor, mas desde os anos 80, o mercado para celebridades neste ramo estava praticamente morto. Em contrapartida, atualmente perfumes de celebridades representam 40% das vendas mundiais de perfumes e toda esta mudança foi impulsionada por Jennifer Lopez.

De 2002 até 2012, os perfumes de Jennifer Lopez faturaram mais de 2 bilhões de dólares de acordo com a Forbes: Jennifer tem uma parceria de longa data com a Coty, empresa que “produz” seus perfumes. Destes 2 bilhões, estima-se que quase 100 milhões tenham ido para os cofres de JLo, isso é praticamente um terço de todo o seu patrimônio estimado.

Mas como ela causou toda esta revolução?

Quando Jennifer Lopez lançou sua primeira fragrância (Glow – 2002), o mercado era incerto, mas a popularidade de Jennifer Lopez era tão grande entre as adolescentes que por sua equipe nunca houve uma dúvida sequer do sucesso do projeto. Jennifer Lopez sondou diversas empresas do ramo até ter certeza de que a melhor parceira para a realização deste antigo sonho era a “Coty”, uma empresa consolidada globalmente que abriu as portas em 1904, mas que havia sofrido graves mudanças no seu painel gerencial e com novos desafios de expansão no mercado. A Coty apoiou a ideia de Lopez e a disponibilizou uma equipe exclusiva para a produção do seu primeiro perfume. O Contrato incialmente estipulava apenas uma fragrância.

Lançado em setembro de 2002, o perfume podia ser encontrado em todas as lojas da Macy’s nos EUA e em lojas específicas de perfumaria. Foi uma campanha grande e o frenesi em torno do relacionamento de Lopez com Ben Affleck deu ainda mais visibilidade ao produto que foi imediatamente pro topo das tabelas de fragrâncias nos EUA: O Sucesso foi tão grande que em menos de 2 anos o perfume já tinha faturado mais de 300 milhões de dólares, a partir daí, conhecemos a história. Dezenas de celebridades se aventuraram neste negócio, que a cada perfume lançado por Lopez, se tornava cada vez maior.

O mercado continua em expansão, até ano passado 40% dos perfumes vendidos no mundo todo eram de celebridades e esse número  tende a crescer ainda mais.

Ao decorrer de 12 anos neste ramo, Jennifer Lopez já lançou mais de 20 perfumes, dentre eles edições comemorativas de “Glow”. Ela só perde para “White Diamonds” de Elizabeth Taylor na lista dos perfumes de celebidades mais bem sucedidos da história.

Jennifer Lopez foi a precursora num modismo que mudou o mercado de perfurmaria: Alguém consegue lembrar de uma artista grande atual que não tenha seu próprio perfume ou não esteja trabalhando no lançamento de um?

Julie Naughton e Pete Born do site WWD destacaram há algum tempo a afirmação de Benrd Beetz, CEO da Coty ao afirmar :

“- Jennifer Lopez com este projeto bem sucedido deu fundamento a marcas de outras celebridades que atualmente incluem as bem sucedidas Halle Berry e Beyoncé. A Fragrância se tornou uma ferramenta definitiva para criar ou reforçar a imagem de uma celebridade. Não é uma coisa que se deixe pra depois, virou uma parte central para a construção e fortalecimento de uma marca. Acredito seriamente que a frânquia de perfurmaria lançada por Jennifer seja capaz de durar mais que a lançada por Elizabeth Taylor, por exemplo.”

O sucesso das fragrâncias de Lopez é universal. Foi altamente reportado pela mídia em 2012 que no Reino Unido que Jennifer Lopez permanecia após 10 anos, ainda no topo das tabelas de fragrâncias por lá. “Escentual”, Uma das maiores distribuidoras de perfumaria na Europa confirma “- Jennifer Lopez continua a rainha da indústria de perfumaria.”

E não pára por aí, no ano passado, nos Estados Unidos, Jennifer Lopez ficou em segundo lugar na lista dos maiores faturamentos no negócio após uma década em primeiro. Essa mudança no painel ocorreu após uma forte busca por produtos de Elizabeth Taylor depois de seu falecimento em 2011. De uma forma geral, Elizabeth ainda tem o perfume de celebridades mais vendido de todos os tempos, enquanto a linha Glow é a frânquia mais bem sucedida e JLo é a artista que mais faturou na história.

2013 – Os Maiores Vendedores de Perfumes (Celebridades) nos Estados Unidos

Elizabeth Taylor  55 milhões de dólares
Jennifer Lopez 42  milhões de dólares
Justin Bieber 37 milhões de dólares
Beyonce Knowles 31 milhões de dólares
Rihanna 31 milhões de dólares
Taylor Swift 27 milhões de dólares
Mariah Carey 26 milhões de dólares
Sean John Combs 26 milhões de dólares
Paris Hilton 24 milhões de dólares
Britney Spears 23 milhões de dólares

Ainda este ano, Lopez lançará “Wild Glow” que irá como de costume, fortalecer ainda mais sua frânquia. E você? Tem algum perfume de Jennifer Lopez?

Comentários